POR QUE PARA MULHERES

O YOGA APRESENTA SOLUÇÕES SAUDÁVEIS PARA O BEM-ESTAR, EQUILIBRANDO O CICLO HORMONAL MENSAL FEMININO COMO UM TODO. A região do cérebro que rege os hormônios é vizinha imediata da região do cérebro que administra as emoções. Portanto estão intimamente relacionados.

A compreensão de que natureza feminina é mais cíclica que a masculina, pois vivemos mutações hormonais que nos lançam a 4 estados completamente diferentes ao longo de apenas 30 dias, é um ponto importante. De fato a mulher é mais instável internamente. Ela se esforça para administrar tanta oscilação, mas muitas vezes não sabe bem como sair de uma baixa hormonal que a deixa prostrada, ou de um pico energético que a deixa excessivamente agitada e sem saber como canalizar tanta disponibilidade interna. Como compreender cada um destes estados e, ainda melhor, usá-los a seu favor?

E mais: como usar estes estados de emergência de modo a aceitar o vazio em que se é lançada muitas vezes como potencial criativo, como um solo fértil para emersão dos devires, dos saberes internos ancestrais, que estão gravados em nossa memória celular, herdados sabe-se lá de onde e que, via de regra, nos levarão a caminhar em nosso próprio Dharma?

Um dado curioso: a mulher contemporânea que se encontra entre 25 e 45 anos tem como herança cultural uma geração de mulheres que, entre as décadas de 60 e 70, conquistaram um novo espaço na sociedade por meio de uma espécie de luta de gêneros. A mulher queria ter direitos que não tinha e arduamente conquistou alguns deles. E esta luta teve um preço: abandonamos valores importantes. Hoje a maioria das mulheres se encontra sobrecarregada com acúmulo de tarefas que determinou pra si cumprir. Mas vivemos uma sociedade pós-feminista. Já é tempo de relembrarmos a natureza feminina, e reuní-la às conquistas de nossas antepassadas. Nada precisa ser abandonado. Busquemos um equilíbrio. Relativizemos. É possível manter as conquistas sem achatar nossa produção hormonal.

COMO YOGA PODE CONTRIBUIR?

Se a mulher quer cuidar-se física e mentalmente com Yoga, é essencial que aprenda a ajustar sua prática de Yogasanas (posturas físicas de Yoga) a seu ciclo menstrual. Em cada fase hormonal nosso corpo-mente se encontra numa diferente realidade, portanto  tudo o que realizamos deve acomodá-la. Quando praticamos Yogasanas, interferimos no nosso organismo profundo, no funcionamento de todos os sistemas, e em nossa mente profunda. Esta interferência deve estar ajustada à realidade em que nos encontramos, caso contrário o trabalho perde muito de seu potencial, podendo até mesmo prejudicar-nos.

No programa Yoga para Mulheres todos os Yogasanas são praticados, mas não de forma indiscriminada. Há os mais adequados para quando estamos menstruando, outros para os primeiros dias após o término da menstruação, outros para os dias da ovulação, outros para o período pré-menstrual. Há os Asanas para o período do climatério, e os essenciais para quando a mulher já não menstrua mais. Isto é praticar de forma amorosa e respeitosa. É cuidar-se para conhecer-se mais profundamente. Ao invés de ignorarmos nossa natureza feminina, a incluímos em nossas tarefas diárias, fazendo uso do que cada uma das fases do ciclo tem de melhor. 

BENEFÍCIOS
Potência da sabedoria feminina. Aguçamento da inteligência, da intuição, da capacidade de foco e criatividade. Expansão da consciência como mulher e como ser humano. Aprofundamento da firmeza e da flexibilidade. Enraizamento da atitude de respeito pela própria natureza e pela natureza do outro. Em última instância, esta atitude pode ser contagiante, transformando os mais próximos e todo o ambiente ao redor. O planeta não tem clamado por cuidados à natureza? Pois fazemos parte dela. Comecemos respeitando nossa própria natureza. Trata-se de um gesto de micropolítica que pode ser transformador.

Muitas mulheres têm sua produção hormonal em desequilíbrio e nem sabem. Sintomas desconfortáveis da TPM e da própria menstruação são indicadores de que algo não vai bem. Não são parte da natureza, e devem ser tratados com Yogasanas, para que, de uma forma natural, voltem a equilibrar-se. Ao tratar o ciclo menstrual como um todo, trazemos saúde a o sistema endócrino e psico-somático, com todas as chances para a eliminação dos desconfortos. Ganho em bem-estar e disposição geral.

E ainda, para quem quer ser mãe: “É importante ajustar a prática de Asanas ao ciclo menstrual. Para a mulher que deseja engravidar, este ajuste é um pré-requisito à concepção ou mesmo para quem deseja a fertilização in vitro.” Geeta S. Iyengar, Rita Keller e Kerstin Khattab in  Iyengar Yoga for Motherhood – Safe Practice for Expectante and New Mothers.


Para saber sobre os cursos "YOGA PARA MULHERES - SABER ANCESTRAL NA VIDA URBANA" clique AQUI.